web analytics
Um cara que é jornalista, cheio de coisa para dar, inclusive notícias, mas não só. Se é que vocês me entendem. São Paulo · colunadodada.com.br

dezembro 2014
D S T Q Q S S
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Retalhos de Cetim

dupla

Tentei assistir à Dupla Identidade. Não consegui. E olha que o Gagliasso é um grandíssimo ator. Piovani também está bem. Mas a Franja é problemática. Não tem jeito. Suas tramas sempre cansam no meio. É um viés dela. Cada um tem a sua cruz. A dela é de escrever de pé, como se fosse de ponta cabeça. Um pé no saco. A Globo tentou reabilitá-la, na miúda, dando-lhe uma minissérie, depois do desastre que arrepiou até o santo de Salve Jorge, mas não está rolando. A Franja é mala. E pronto.

A-Fazenda-7-Pepe-e-Nenem1

Ai fui tentar ver A Fazenda. Mais depressão. Um bando de desconhecido, mas desconhecido mesmo, no brejo da cruz. Gente, vai trabalhar. Vai ser garçom, prostituta, enfim, profissões dignas, suadas, mas não naquele lugar. Pepê e Nenê parecem óvnis masculinizados. O resto é o resto. A Record só não fecha as portas por orgulh0 da Universal. Não tem outra explicação. É a versão evangélica da Globo: morre, mas não dá o braço a torcer. Na Fazenda, a civilização acabou. A vaca foi pro brejo, com um monte de cabra e viado junto.

tarde

Desde que o Programa da Tarde existe dizem que vai acabar. Eu sempre achei que nem deveria ter começado. A Record está parecendo a Gazeta. Tem programação igual. A diferença do Programa da Tarde para o da manhã é que no Hoje em Dia tem o Vildomarzinho, com sede de vingança do Brtto Jr.

boner

A bancada do Jornal Nacional está triste, assustada. Tudo muito estranho neste país. Até a Ilze está usando jeans para falar do bispo que tinha mais vídeo pornô que o canal da Playboy. Ilzinha cortou o cabelo, né? E perdeu alguns quilos. Deus existe.

ana

Ana Maria Braga voltou com Marcelinho, é isso? Que graça. Acho que o que mantém a chama de Aninha é viver “perigosamente”. Se é que vocês me entendem. Ana usa o marketing a seu favor.

Marina-Silva-Divulgação

C ada vez acho a companheirada mais quadrilha. Ui. Marinei geral. Por que não? E pronto.

freyre

Leio Novo Mundo nos Trópicos, de Gilberto Freyre, Em Recife, visitei sua casa, hoje um museu. Quanta inteligência na Amsterdam brasileira. Como é atual, lúcido, plácido. A gente tem orgulho de ser brasileiro. A companheirada não gosta muito dele. Claro, não fala bobagem.

Inté coroné!

 

 

 

 

 

 

Nosso filme do Oscar é um primor

hoje eu quero

 

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho representará o Brasil no Oscar como filme estrangeiro. Não poderia ter sido melhor. Quanta delicadeza, quanta sensibilidade, quanta visão. Não tem um cacoete da compaheirada, não tem lord caxirola de Carlinhos Brown, não tem pseudoartista engajado, nada disso, apenas artistas, apenas arte, apenas talento. Quanta sensibilidade aquele ceguinho. O filme é de Daniel Ribeiro, da Lacuna Filmes.

Em tempos de patrocínios engajados das Caixas da vida, Hoje Eu Quero é um bálsamo. É quando a bugrada inculta e companheira não tem vez. É uma história de amor, de Brasil racional, enfim, a cara da gente. Em tempos de mediocridade de Lula Filho do Brasil, Hoje Eu Quero é um tributo à inteligência.

Não acredito que leve a estatueta. Se levar, é zebra. Americano é moralista demais para aceitar um cego herói e viado. Eles não têm esse alcance. Não é à toa que Roma tem a maior comunidade americana da Itália. Americano e italiano se identificam no puritanismo e na hipocrisia. De qualquer modo, não deixe de ver Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. Vai por mim.

 

hojeeuquerovoltarsozinho_11

 

 

 

Depois dos calotes, Zezé e Luciano tucanam

calote

 

Aécio paga bem e melhor. Depois de anos fazendo campanha para o PT, a dupla Zezé & Luciano bandeou para os lados de Aécio. E ainda levou a filha Wanessinha junto. Ai que gracinha.

Será que  o PT não saldou a dívida com os dois, depois de anos de calote por showmícios dados nas campanhas do Lula? Foi um suor para receber, mas parece que parte da grana eles receberam. O calote também era estranho, afinal, dinheiro nunca foi problema para a companheirada. A Petrobras está aí para não me deixar mentir. No mínimo, embolsaram a grana que era para os dois. Ui.

Mas eu digo sempre: cada vez que artista abre a boca para falar de política a gente perde um ídolo. Elza Soares e Beth Carvalho com o PT me deixaram pensativo. Sim porque Chico beijar a mão de Dilma já era esperado. A cara dele. Mas Elza Soares? Tudo bem vai. Elzinha tem cara de anteontem e a Beth passou sei lá quanto tempo na cama… Devem ter perdido o noticiário.

Marina tem os menos ruins, tirando os oportunistas Caetano & Gil. Aécio ficou com os piores também.

Outubro vai ser quente, mas não vermelho. Só vou dizer isso.

Na era do “selves”-se quem puder

 

passageiros

Se o caixão é de um candidato a presidente, vale um self com o celular, cuja foto vai para o Face. Se o avião está em pouso forçado, com direito a máscara de oxigênio caída, vale um  filme, que também vai parar no Face e nos sites de notícias, mas logo é retirado do ar. Os americanos são mais ligeiros que os petistas na hora do “cala-boca”. Pagam bem e alto. Aposto que o moleque foi muito bem recompensado pela JetBlue para retirar o vídeo do ar. Admiro isso nos States, é tudo preto no branco. Pagou, levou. E ainda declaram no imposto. Aqui tudo é coberto por uma auréola de pureza. Não é à toa que a gente não consegue nem manter uma rua limpa ou usar uma camisinha sem culpa. Coisa de subdesenvolvido.

gerson

Leio de Gerson Camarotti Segredos do Conclave, sobre os bastidores da eleição do papa argentino. Leitura leve. Pena que nossos jornalistas são muito engajados e parecem escrever ajoelhados. É assim com  Ilze, com Marcio Campos… Mais que tementes a Deus, temem a Igreja.  E falam pelo canto da boca, quando falam. O livro é bem escritinho, lê-se de uma tirada, mas não questiona nada. Tudo o que foi publicado e passado nas organizações Globo. Tem a coragem de reproduzir uma entrevista de um cardeal de São Paulo “analisando” a perda de fiéis da igreja católica, mas é incapaz de dizer que a igreja está nessa pindaíba porque insiste em viver no século retrasado. Em todos os sentidos. Cadê a camisinha? Cadê os gays? E pensar que tem até padre cantor amante do próprio bispo. Amém.

luciano

Não sei qual a relação de Luciano Hulk com o Itaú para o banco manter o cara como garoto-propaganda. Mas coisa pouca não é. Em uma empresa terceirizada, o povo só faltou jogar o totem dele do quarto andar. Sumiram com a foto do cara. Não vou falar mais nada.

bibi

Bibi Ferreira está cantando Frank Sinatra, depois de interpretar Piaf e Amália Rodrigues. Faz 20 anos que ela vive da Piaf. Isso Bibi mesmo conta. Não verei este show do Frank, apesar de sempre fazer questão de conferir as peripécias dela, afinal, aos 90 e tantos anos, a gente nunca sabe quando será a última. Mas ela resistirá. Chega de Bibi neste ano.

perez

A Franja deu uma entrevista pra Folha dizendo não ser masoquista por conta do tema de sua tramas. Imagina se fosse. Pesada? Nooooossssa. É só olhar.

POSSE DE PAULO ANTONIO SKAF PRESIDENTE DA FIESP NO AUDITORIO DA FISEP , AV PAULISTA

O Skaf me lembra o Berlusconi. Oportunismo e voglia di vivere. Não quero. Fazia sauna com ele no Hilton. Sauna séria. Era um homem de conversa agradável e pés no chão. Parece ter mudado muito. Seus olhos estão vorazes. Dá medo.

Ana Paula Padrão no Masterchef

Ana Paula Padrão no Masterchef

 

A televisão brasileira vive uma crise igualzinha à do Brasil, em silêncio, fingindo que está tudo bem. Está nada. Tudo muito pobre fingindo ser rico. Tudo muito vazio fingindo ter conteúdo. A crise está instalada em nossa realidade, apesar da companheirada fazer discurso fora da realidade. Outubro vai sacudir este país. Já era tempo. E pronto.

 

 

Ex-amigo de Gugu faz aninhos hoje

leandro

O modelo, DJ e ex-amigo de Gugu, Leandro Kloppel,  faz aninhos hoje. Parabéns. Será que ele já conseguiu na Justiça os cerca de R$ 10 milhões de indenização que pede na Justiça pelo tempo em que foi amigo do apresentador? Ai, gente, antigamente as amizades eram mais em conta, viu, Não vou falar mais nada.

Se o processo não tivesse corrido em segredo de Justiça (a pedido de Kloppel), nós já saberíamos se houve ou não acordo. Vida dura, viu.

Já pensou se a Marlene Mattos resolve pedir indenização pelos anos de amizade com Xuxa? A Casa Rosa da outra é capaz de ficar Roxa. Ui.

Retalhos de cetim

Renata, Boner e Poeta

Renata, Boner e Poeta

Bom, então a Patrícia Poeta vai virar apresentadora de entretenimento, é isso? Tá. E eu vou ser a Maria Antonieta. Quem contar esse bastidor com decência ganha o Oscar. Já não basta o Desencontro da Fátima, agora querem fazer uma aventura Poeta? Gente, se inscreve voando em qualquer biblioteca pública. Só vou dizer isso.

A guerra global está tão feia que nem a mulher do diretor de Programação foi respeitada na bancada do Jornal Nacional. A Poeta foi catapultada de lá. Claro que a Renata Vasconcelos já deveria ter sido a escolhida para substituir Fátima Bernardes desde o início. Claro que ela é melhor. Tudo é claro. Mas estão “girando” tanto a Vasconcelos que é capaz de o povo se cansar dela. Ou seja, é o velho método de queimar a imagem alheia, por “excesso de uso”.

carlinhos-brown-rep

 

Eu só sei que o Lorde Caxirola Carlinhos Brown estava se requebrando todo no Desencontro da Fátima Bernardes quando o programa foi cortado sem aviso e cerimônias para entrar o quebra-quebra de São Paulo. Ninguém sentiu falta. Quando a companheirada for posta pra fora, Carlinhos vai licenciar óculos de sol e vender nas praias de Salvador. A melhor coisa que nos poderá acontecer. Só tomem cuidado com a qualidade das lentes. Não vou falar mais nada. Vai ser feio assim pra lá da Bahia, vai.

pepe_nenem

Quando soube que Felipinho Campos estava na Fazenda fiquei aliviado. Deus que ajude. Nem sei mais quem está lá dentro. Só ouvi dizer que Pepê e Nenê estão vendendo duas por uma. Isso não vai terminar bem. Tudo isso. Duro vai ser se as duas tentarem pegar a mesma branquela. Ui.

bruno

Ainda não vi um capítulo de Império. Dizem que é boa. A Franja foi reabilitada em uma minissérie de maníaco sexual, né? Dupla Identidade. Glória Perez,, a mulher que escreve de pé (às vezes de ponta cabeça) tem fixação por crimes. Agora é com maníaco sexual. Ninguém passa por essa vida sem marcas.  A sorte é que Bruno Gagliasso, que é ator de verdade, estará lá. O elenco também parece estar bem selecionado. Tiraram aquela patotinha cheia de cacoetes que sempre ela enfiava em suas tramas. Deve dar certo. Acho que essa eu vou ver. É melhor uma Glória assassinando em poucos capítulos do que exterminando o horário nobre inteiro, como fez em Salve Jorge, não é mesmo?

marininha

Adorei Marina Silva dizendo que não vai acabar com o bolsa família. Não tem que acabar mesmo. Marina é um Lula de saias, quando ele começou. Tem cara de pobre, voz horrorosa e fala como pobre.  Tem tudo pra ganhar no segundo turno. O povo adora isso, pois sente a si próprio chegando lá.  Votarei nela. Chico foi beijar a mão da Dilma, sem nem ter ido ao velório do pai, Eduardo Campos. Esse mundo está perdido. A baianada está no muro. Gil andou falando que apoiaria Marina. Vai que… Bethânia logo dirá que se identifica com o coque dela. Que graça. Ui.

KLM-Royal-Dutch-Airlines-Logo-430x430

A KLM arrebentou o extensor da mala do João num voo Londres-São Paulo. A crise está tão feia na Europa que a companhia holandesa só faltou mandar um ramalhete de flores, além de consertar a mala toda. Um email primoroso de tão delicado. Tudo pelo cliente. Assim que eu gosto.

Com retalhos de cetim se faz uma fantasia. E nem confiança. Até a próxima.

 

 

 

 

Máquinas: vocês são tudo pra mim!

 

Eu sou chatíssimo para mudanças, em todos os sentidos, principalmente de casa, mas não só. Quando me acostumo com um lugar ou máquina, difícil mudar.  Sempre fui assim. Quando me sinto bem, fico, fico, fico… Também, quando não, sai de baixo.

Do mesmo modo, tenho pavor de coisas “manuais”. Se tem máquina, eu prefiro. Tenho uma parafernália considerável em casa, o que me proporciona conforto. A contrapartida é a conta de luz. Não se pode querer tudo nesta vida. Mas eu faço uma conta simples: quanto custa uma empregada? E uma lavadeira-passadeira? E uma cozinheira? Fora o mordomo… kkkkkkkkkkk. Menos. Perto disso, a luz não custa nada. Fora a encheção de saco de ter gente trabalhando na tua casa. Pode parar.

Sabe aquele dia em que você acorda e não quer “dar entrevista”? É justamente o dia em que a tua empregada chega…. soltando perguntinhas disfarçadas. Empregada e repórter devem ser da mesma linhagem. Palavra de jornalista. Chega.

Aí meu vizinho João comprou uma lava e seca da LG,  toda eletrônica, verifica o peso, a sujeira, seca com vapor, enfim, só falta falar. Aliás, não fala, mas passa dados. Você encosta o celular  e ela dispara os dados para os técnicos. Ao menos é o que diz o manual. Então tá. Espero nem precisar testar.

O primeiro contato que tive com essa lavadeira sideral foi em Budapeste. Recém-lançada na Europa, Csaba, meu amigo húngaro, comprou. Achei-a meio enjoada. muitas teclas, muitas luzes, porta de nave espacial, quase um painel de avião. Sei.

Aqui no Brasil, tinha uma Bosch de abertura frontal. Com preguiça de abaixar para tirar a roupa da máquina, troquei pela manjadíssima Brastemp de abertura superior, como as máquinas de lavar americanas, que os brasileiros tanto amam. E continuava usando minha secadora Continental, de 15 anos de idade, que nem tem mais peças no mercado. Até que a resistência queimou e eu continuei secando… a frio.

Por que secar a roupa em país tropical? Porque o varal endurece a roupa. Simples assim. Se você gosta de passar roupa, fica tudo maravilhoso. Não é o meu caso. Com essas novas lava e seca, a roupa sai fofinha e quentinha  lá de dentro. Você passa a mão naquela maciez de tecido e pumba, enfia na gaveta. Ou no corpo.

Você, caro amigo, agora tem mais um motivo para morar sozinho e ser independente. Use as máquinas. Vai sobrar um tempão para namorar. Eu disse na-mo-rar. Não cai no conto do casamento, não, hein?

P.S. A exceção é para lençol. Tire da máquina no meio do ciclo de secagem e pendure-o esticado. Do contrário, ficará mais enrugado que a cara da Dercy Gonçalves. Que Deus a tenha. E nos proteja.

 

Imagina o Ciro Botini com um programa

 

Cada vez que eu vejo o Shoptime me pergunto por que o Ciro Botini não tem um programa na TV aberta. Aí me lembro da razão do Faustão ter se livrado dele rapidinho, quando o loirão apareceu fazendo merchan no programa do gordo e o motivo aparece sozinho: excesso de talento.

Ciro Botini tem muito talento para a média televisiva nacional. Está acima dela. Isso incomoda. Talento incomoda. Você pode ser tudo, menos talentoso. Isso é imperdoável, certa vez escutei por aí. E é mesmo.

Outro dia ele foi o máximo no Shoptime: “Eu gosto de mulher…Apesar de trabalhar na televisão. Isso não é comum”, afirmou, com aquela simpatia que ninguém lhe pode roubar. Estou rindo até agora, da naturalidade dele.

Então ficamos combinadíssimos assim. No tédio e sem vontade de ler, vai pro canal do Shoptime. E nem confiança.

 

Na Band aflição e o conto do amante errado

Olha, só para esclarecer, o Raí do apresentador Global não é o ex-jogador de futebol, mas sim um outro Raimundo, de sobrenome Pereira, dono de um buffet, com quem o apresentador brinca de médico já há algum tempo. E não se fala mais nisso.

*****

Dá até pena ver a cara da Ticiana Villas Boas apresentando o Jornal da Band. Se vê de longe que ela não vai com o santo de Boris Casoy. E quem vai? Então pronto. Se Boechat não voltar logo, ela chorará no ar. Só vou dizer isso.

******

Datena está muito esquisito no ar. E como o Menino de Ouro não perde uma ação de marketing, escreve que logo vão plantar que Bacci pode pegar o horário de Dateninha. Que graça. Quem viver, verá.

Comissão da Verdade pode virar do Calote

Ai, gente, o Jornal da Band acabou com o meu fim de semana.  Tô arrasado. Sabe a Comissão da Verdade, que mais parece da Mentira, que fez um Carnaval fora de época ao alardear que o ex-presidente Jango, João Goulart,  não teria morrido do coração, mas de envenenamento? Pois é. Montaram o circo com direito a caixão exposto e mais lágrimas da viúva que está vivíssima da silva.

Então, a perícia no Brasil já havia concluído que no túmulo, assim como no caixão, não havia vestígio algum de veneno. Mas como a companheirada não é de lidar bem com contrariedade ou rejeição, correu mandar amostras do corpo do Jango para a Espanha fazer exame. Tá. Só que a Espanha não entregou o resultado até agora por… falta de pagamento. Tô arrasado.

Olha, só vou dizer uma coisa: com a crise que assola a Espanha, se a companheirada abrir o cofre como costuma fazer com os aliados, é capaz de vir o resultado que eles quiserem. Mas tem que pagar, né? Paga o exame, gente.

Quer apostar quanto que não pagaram por já saberem que não tinha veneno nenhum? E também se a grana destinada ao laboratório espanhol não parou no bolso de algum companheiro camarada.  Só para não perder o costume. Assista à reportagem da Band no link abaixo. Que graça.

http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2014/08/01/15145368-laudo-sobre-morte-de-jango-esta-retido-na-espanha.html

Que Deus nos proteja.